sábado, 15 de março de 2008

Frustração

Escrever pode ser extraordinariamente frustrante, por vezes.

Dragon's Blood vai precisar de uma revisão bem mais profunda do que eu tinha antecipado. Vai torná-lo um livro melhor, mas é um pouco assustador. Eu tinha um romance terminado e agora já não tenho. Por isso tenho andado a procrastinar um pouco. Ou muito.

Suponho que parte da minha frustração advenha do facto de eu estar a estabelecer uma rotina de trabalho. É um processo de tentativa e erro e parece, muitas vezes, ser infinitamente longo. Tenho aprendido imenso sobre a forma como escrevo, sobre aquilo que preciso para ser productiva, mas às vezes só me apetece grita, atirar seja o que for em que esteja a trabalhar pela janela fora e desistir de tudo.

Uma das coisas que me tem sido difícil aceitar é que só consigo trabalhar num projecto de cada vez. Gostava de poder fazer como algumas pessoas e ter entre mãos vários projectos, todos em fases diferentes: ir pesquisando e planeando um; escrevendo um segundo e editando um terceiro, tudo ao mesmo tempo. Parece extremamente produtivo, mas não para mim.

Portanto, é o Dragon's Blood e só o Dragon's Blood de agora em diante, até estar acabado. As ideias para as modificações necessárias tem estado a fluir bem, também tenho algumas ideias para as sequelas, portanto vou aproveitar. Depois, vou acabar o primeiro esboço de The Starlight Ring. Pensei que conseguia fazer ambos ao mesmo tempo, mas não estava a trabalhar em nenhum deles, portanto é melhor assim.

E a minha musa não ajuda, sempre a despejar-me ideias fantásticas no cérebro nas piores alturas possíveis. Hoje mesmo adicionei mais uma ao meu ficheiro de Projectos Futuros.

Sem comentários: