quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Hearts West - Chris Enss

Photobucket

Hearts West: True Stories of Mail-Order Brides on the Frontier
Chris Enss
Twodot

115 páginas
Não-ficção

Gostei imenso deste livro. Comprei-o como pesquisa para um projecto futuro, mas acabei por me perder completamente nas suas páginas.

Como o subtítulo indica, o livro é composto por diversas histórias de homens e mulheres que se conheceram por correspondência durante a segunda metade do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX. Cada capítulo conta uma história diferente, com alguns deles dedicados não a casais específicos, mas a pessoas ou instituições que ajudaram a juntar estes casais.

Há uma boa selecção de histórias. São focadas pessoas em diferentes situações e nem todos os casos têm um final feliz.

Agradou-me que o livro incluísse muito material da época: excertos de cartas e diários; anúncios pessoais; artigos de jornal; fotografias e gravuras. Também contém uma bibliografia detalha (o que alguns livros de não-ficção parecem ter deixado de fazer) que me vai ser útil quando estiver realmente a fazer pesquisa para o projecto que mencionei.

Para além disso, o livro fez-me perceber o número de ideias pré-concebidas que ainda tinha sobre a vida no Oeste Americano e o papel das mulheres na expansão.

Amazon.co.uk
Book Depository

Sem comentários: