segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Jogo de Espelhos - Agatha Christie

Photobucket

Jogo de Espelhos (They do It With Mirrors)
Agatha Christie
Asa

Mistério
176 pages

Normalmente adoro Agatha Christie, e tendo a ler os livros dela de uma assentada, mas isso não aconteceu com este.

É um livro da série Marple, e eu normalmente prefiro outros detectives (Frustra-me tque parte da solução seja baseada numa daquelas comparações com alguém de St. Mary Mead), mas não penso que isso seja suficiente para explicar porque é que este livro não conseguiu cativar-me do mesmo modo que outros da mesma autora.

Penso que o motivo tem em parte a ver com o facto que não me interessei grandemente pelas personagens. A vítima não me preocupou minimamente, já que ele apareceu em cena e foi morto practicamente logo a seguir, e havia muito pouco a saber sobre ele. Também não gostei muito da pessoa que, supostamente estavam todos a proteger: é uma daquelas senhoras mais velhas que a Christie introduz às vezes, muito simpática e muito vaga e muito etérea.

Para além, pareceu que a tendência da autora para escrever sobretudo diálogo foi levada um pouco mais longe neste livro e, em vez da narrativa rápida mas rica que temos normalmente, estamos entrar no território das "Cabeças Falantes".

Portanto, este pode ser uma raridade entre a minha colecção da Agatha Christie: um livro que eu não planeio reler.

Sem comentários: