terça-feira, 16 de março de 2010

Messias - Boris Starling

Photobucket

Messias (Messiah)
Boris Starling
11x17

Thriller
637 páginas

Estamos no Verão de 1998 e o superintendente Red Metcalfe tem muito que o preocupe. Não só tem de capturar um serial killer que parece escolher as suas vítimas aleatoriamente, ainda tem de lidar com o colapso do seu casamento e o a parte do seu passado que o assombra.

A narrativa é construída em três linhas: a investigação, os eventos à volta da prisão do irmão de Metcalfe e as divagações do serial-killer. Estas linhas entrelaçam-se de forma bastante competente, mantendo um bom nível de suspense ao longo do livro, até se reunirem num final sangrento, mas bastante satisfatório.

Gostei deste livro, foi uma leitura descontraída e apreciei o modo como o autor geriu as múltiplas narrativas. Ainda assim, ter percebido quem era o assassino a meio do livro estragou um pouco o interesse que eu tinha na leitura. Infelizmente esta descoberta não se deveu às minhas capacidades intelectuais, mas a uma grande dose de mau-senso da parte do autor. Quando se passa a maior parte do livro até aí focado exclusivamente no investigador e, de súbito, se começa a prestar muita atenção a uma das personagens secundárias é como ter uma enorme seta de neon apontada a essa personagem.

Sem comentários: